A Arte Digital é composta por diversos nichos e seu leque de abrangência é vasto, e por este motivo que o movimento tem ganho espaço junto aos demais movimentos que marcaram a história da Arte. Neste artigo serão destacados as principais vertentes da Arte Digital e como suas aplicações têm refletido no meio artístico.
3rd Dimensional Art: Como o próprio nome sugere, a Arte 3D (em terceira dimensão) é aquela onde o ambiente virtual tenta imitar o ambiente físico. Como exemplos de arte tridimensional podem tomar os filmes produzidos em ambiente virtual (Avatar, Como Treinar Seu Dragão, etc.). Dentro da Arte 3D, podemos subcategorizá-las de acordo com a arte apresentada: Abstrato, Personagens, Objetos, Cenas, Veículos, dentre outros.
1 - Exemplo de Arte Tridimensional
Desenhos: Um dos nichos da Arte Digital que vem ganhando espaço nas comunidades internacionais tem sido os do tipo Desenho gráfico. Através de um Tablet[1], o artista pode criar/pintar sem se preocupar com erros de mistura de cores, pois no meio digital com alguns toques facilmente tudo está limpo novamente. Dentro de Desenhos, ainda é possível categorizá-los de acordo com a arte exposta (Sci-Fi, Retratos, Ilustrações, Cenários e Terrenos, Fantasia, Animais, etc.).
2 - Exemplo de Desenho Digital
Digital Mixed Media: Traduzido, o termo Mídia Mista Digital pode ser entendido facilmente como uma versão aprimorada das artes com colagens. Trata-se de a utilização de mais de uma ferramenta de trabalho na criação da arte; tomando como exemplo, uma colagem sobre uma tela juntamente com tintas e pinturas seria um tipo de Mixed Media Manual.
3 - Exemplo de Digital Mixed Media
Paintings e Airbrushing: Através de ferramentas e programas especializados, é possível simular virtualmente a “pintura” em tela de um quadro, com vários tipos de pincéis e efeitos. Uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas mundialmente para Airbrushing é o Adobe Photoshop®.
4 - Exemplo de Painting/Airbrushing
Photomanipulation: Utilizando fotografias de autoria própria ou de bancos de imagens especializados em Stock-Art é possível criar cenas/imagens artísticas. Este tipo de arte é popularmente conhecido como “Montagem”.
5 - Exemplo de Photomanipulation
Pixel Art: Com recursos de pintura básicos é possível criar desenhos e editá-los à nível de Pixel[2], onde o artista pinta cada pixel individualmente. Uma comunidade em ascensão em relação à Pixel Art tem sido o “Habbo Hotel”.
6 - Exemplo de Pixel Art
Text Art: Através de textos, palavras, fontes, posicionadas sobre uma tela de trabalho, o artista consegue criar e desenvolver imagens artísticas. Normalmente este tipo de arte denota apelos sentimentais em conjunto com a criação da imagem.
7 - Exemplo de Text Art
Tipografia: Provavelmente confundido com o Text Art, a Tipografia tem como arte as letras/fontes em si, diferentemente do Text Art que tem como propósito a composição como um todo.
8 - Exemplo de Tipografia
Arte Vetorial: Através de cálculos matemáticos, os programas de edição de imagens e criação de Arte Vetorial criam linhas e traços matemáticos que se assemelham às artes digitais criadas em bitmap. A principal diferença, é que os Vetores criados são tão funcionais que, pode ser ampliada ou reduzida sem que sua qualidade de imagem se perca, justamente por tratar-se de um cálculo matemático.
9 - Exemplo de Vector Art
Arte Vexel: O nome deriva de duas técnicas de arte digital, Vector Art e Pixel Art, e a técnica consiste em exatamente imitar a arte vetorial utilizando-se ferramentas para imagens em Pixel.
10 - Exemplo de Vexel Art
[1]Tablet: Equipamento Eletrônico também conhecido como Mesa Digitalizadora. Composto por uma superfície lisa para desenhar e uma caneta. Muito utilizado por Arquitetos, Designers gráficos e artistas digitais (fonte: http://mesadigitalizadora.org/)
[2] Pixel: Corresponde à 1 pequeno ponto visível em um dispositivo de exibição, como um monitor, por exemplo.